top of page

O que um grêmio faz pelos alunos?


Quando o assunto é "grêmio estudantil" percebemos amplas questões que não são respondidas facilmente pelos corredores da escola como: O que o grêmio faz pelos alunos? Qual seu dever? Eles servem apenas para sair da sala a qualquer momento? Tocar música no intervalo é uma inovação? Este post traz algumas respostas, para aqueles, que gostariam de ter acesso maior ao que realizamos pela escola.

O grêmio escolar precisa seguir os interesses públicos dos alunos. Quem participa deste tipo de projeto não tem autoridade maior do que nenhum outro aluno e muito menos professor. Os alunos escolhidos, participantes ou que representam o grêmio monitoram as ações tomadas pela direção, montam reuniões para debater projetos como: show de talentos, interclasse, festa, palestras, apresentações, excursões entre outros; apesentam índices sobre comportamento das salas para a direção, apresenta projetos e precisa coloca-los em funcionamento o quanto antes.

Quais são esses "projetos"?

Antes de tudo, é importante lembrar novamente que a direção do grêmio não tem autoridade maior que a direção da escola. Portanto, todos os projetos do grêmio precisam de uma autorização tanto da diretora como da gestão, coordenação e gestão da escola. Por esse fato, é difícil fazer com que esse projetos passem à frente. Uma burocraciais existe, mas necessária para criação desses projetos.

Ao criar um projeto como: mês maluco. O grêmio precisa realizar um estudo para saber se esse projeto não vai atrapalhar nenhum professor e suas aulas, coordenação, estipular possíveis prêmios, organizar dias exatos, divulgar o projeto e organizar uma duração de realização. Quando se trata de organização, precisamos levar o projeto diante para todos os alunos de todos os turnos; se não, nada feito!

A democracia precisa ser o ponto forte. Ou todos tem direito de participar ou ninguém participa. Quando falamos "todos" significa os alunos tanto do ensino médio quando aos mais pequenos.

O grêmio pode sair da sala quando quiser?

Não. O grêmio sai de sala apenas na ausência de trabalhos dos inspetores, pedido da direção, professor, organização, ou casos isolados com urgência ou reuniões. Em alguns momentos, podemos solicitar que um gremista saia de sala apenas para recolher um aviso.

Colocar música no intervalo é revolucionário?

Para aqueles alunos, que acham que a única ação do grêmio escolar é apenas controlar a rádio da escola. Aqui uma resposta: Isso é muito! A partir do momento que conseguimos colocar a rádio que tanto queríamos com organização, a política do grêmio entra em jogo. Precisamos de pessoas para selecionar a música, saber o que tocar ou o que não tocar, manter a democracia onde todos tem o direito de sugerir algo para ouvir e saber quando usar. Colocar música no intervalo é apenas uma parte do que sabemos fazer, mas como já lembramos os projetos NÃO DEPENDEM APENAS DE NÓS.

O grêmio em sí, não trabalha sozinho. Se você tem uma ideia: APRESENTE ela para nós. Os alunos e a direção precisam de harmonia e juntos decidir o que é melhor para a escola. Se você acha que nós fazemos pouco pelo nosso ambiente quase diário, talvez esteja sendo a sua hora de intervir e apresentar novos recursos. Saiba como apresentar um projeto ao grêmio.

O que o grêmio faz pelos alunos?

Participamos de reuniões com a direção, onde somos consultados sobre novas regras. Todos do grêmio precisam estar cientes de todas as decisões tomadas pela diretoria, todos precisam aprovar essas decisões.

Exemplo: A direção deseja colocar uma nova regra: "Os alunos que faltarem mais de 10 dias serão enviados ao conselho tutelar".

Exemplo do trabalho do grêmio: Conversar com a direção sobre como essa regra, onde tentaremos reverter a situação. Ao invés de chamar o conselho tutelar, que tal reunir esses país com a coordenadora e discutir o "porquê" dessas faltas? Em último caso é necessário o conselho tutelar tomar iniciativa sobre o caso.

O trabalho do grêmio estudantil, basicamente, é representar os direitos públicos dos alunos tentando dentro de normas tornar o convívio social escolar um lugar melhor.


Comments


Notícias em destaque:

© 2018 - Todos os direitos reservados à equipe administrativa Poder Jovem.

Este portal não é operado pela direção da escola e nem pela secretária de Educação.

Projeto independente dos alunos da E. E. Prof° Ronaldo Garibaldi Peretti.

Acesse nossa Política de Privacidade ou conheça nossa Equipe.

bottom of page